O INEB é uma associação privada sem fins lucrativos, com estatuto de interesse público, fundada em junho de 1989 por seis instituições, entre as quais a Universidade do Porto (UPorto). A Missão do INEB é gerar conhecimento, promovendo a investigação, a formação avançada e a transferência de tecnologia em Engenharia Biomédica. O INEB adoptou o lema “Engenharia para a vida”, para expressar o nosso envolvimento no desenvolvimento de tecnologias e dispositivos que visam a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e a aprendizagem contínua com os organismos vivos.
A transdisciplinaridade é uma característica distintiva do INEB. A pesquisa integrativa, envolvendo especialistas em biomateriais, regeneração de tecidos, nanomedicina, bioimagem, sinais médicos, geoepidemiologia, biologia e medicina trouxe reconhecimento internacional ao instituto. As aplicações clínicas dos trabalhos em andamento são em ortopedia e odontologia, neurologia, obstetrícia, oncologia e cardiologia. Trabalham no INEB cerca de 200 pessoas, das quais quase 55 são doutoradas e cerca de 100 são estudantes de pós-graduação. O INEB é um instituto dinâmico com uma grande maioria de jovens investigadores e está fortemente envolvido na educação pós-graduada através da formação avançada.
Na última década, foram gerados mais de 30 protótipos, 6 produtos e 3 spin-offs a partir do trabalho de investigação de investigadores do INEB. O INEB também estabeleceu colaborações frutíferas com instituições de investigação, hospitais e empresas em todo o mundo. O INEB é também membro fundador do Health Cluster Portugal (HCP) e membro das Redes Europeias de Nanomedicina (Plataforma Tecnológica Europeia) e do Instituto Europeu de Investigação de Imagens Biomédicas (EIBIR).